Serra proíbe venda de narguilé para menores de 18 anos em São Paulo

Uma lei publicada na edição desta quinta-feira (22) do “Diário Oficial” do Estado proíbe a venda de cachimbos com tubos cheios de água perfumada por onde passa o fumo – chamado de narguilé- a menores de 18 anos de idade. A proposta do deputado estadual Edson Ferrarini (PTB) foi aprovada pela Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) em setembro deste ano e assinada pelo governador José Serra (PSDB). O texto da lei prevê que os locais que comercializam o produto só poderão vendê-lo às pessoas que apresentarem documento de identidade comprovando a maioridade.

Christopher Villano/AFP/Arquivo





Ferrarini justifica que o narguilé virou febre em casas noturnas e é muito usado por pessoas que fumam. Ele afirma que o cachimbo tem aromatizantes, ervas e, às vezes, até substâncias entorpecentes. Ferrarini afirma na justificativa do projeto de lei –antes de ser aprovado em setembro- que a OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguilé pode durar cerca de 20 minutos e uma hora, o que corresponderia à inalação de cem a 200 cigarros.

- E são consumidos até dez litros de fumaça, pois a presença da água, faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas, sem que se perceba.

O projeto original proibia a venda para menores de 21 anos e multa para os estabelecimentos que desrespeitassem a lei.


Comentários

Postagens mais visitadas