Terremoto de 7,1na escala Richter atinge Qinghai, na China

7.1-magnitude quake hits Qinghai
O mapa mostra a localização do epicentro do terremoto de 7,1 graus de magnitude na província de Qinghai nesta quarta-feira. Chinanews.com.cn







Yushu, Qinghai - Cerca de 400 pessoas morreram e 10.000 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter, atingiu a noroeste da província chinesa de Qinghai no início desta quarta-feira, como foi divulgado por autoridades locais.
O presidente Hu Jintao e o premiê Wen Jiabao  ordenaram às autoridades locais para tirarem tudo para que se possa salvar as pessoas ainda soterradas.
O vice-premiê Hui Liangyu foi levado às pressas para a região atingida pelo terremoto.
Muitas pessoas ainda estão soterradas sob os escombros de casas destruídas em Gyegu, cidade próxima ao epicentro, com prefeitura autônoma Tibetana de Yushu em Qinghai do Sul, disse Huang Limin, vice-secretário-geral do governo de província.
O forte terremoto e uma série de tremores secundários, com o maior sendo de magnitude 6,3, derrubaram casas, templos, postos de gasolina e postes elétricos, provocou deslizamentos de terra, estradas ficaram bloqueadas ou destruídas, cortou o fornecimento de energia e telecomunicações foram interrompidos. Um reservatório também foi quebrado e trabalhadores estão tentando impedir a saída de água.
Foto: Xinhua/AP Photo

Gyegu, também conhecida como Jiegu, é a sede do governo municipal de Yushu. A cidade tem uma população de cerca de 100.000 habitantes, incluindo os residentes permanentes e os migrantes.
Cerca de 700 soldados estão agora trabalhando para limpar os escombros e salvar pessoas soterradas, segundo informou um porta-voz do Escritório Provincial de Emergência de Qinghai.
Mais de 5.000 socorristas adicionais, incluindo soldados e equipes médicas foram enviadas à região atingida pelo terremoto, de acordo com uma entrevista coletiva realizada pelo governo da província de Qinghai.

Autoridades das províncias vizinhas de Gansu e Sichuan e a Região Autônoma do Tibete também mandaram socorristas a Yushu.
"Nossa prioridade é poupar os alunos. As escolas são lugares que têm sempre muita gente", disse Kang Zifu, desse um oficial do Exército na operação de resgate em Gyegu.
O terremoto também matou cinco pessoas e feriram outro no condado de shìqū na província vizinha de Sichuan, segundo autoridades locais.
Localizadas no Planalto, Qinghai-Tibet, Yushu tem uma altitude acima de 4.000 metros.
A previsão do Observatório Provincial Qinghai nesta quarta-feira é de haver ventos fortes e granizo nos próximos dias em Yushu, o que prejudicaria os esforços de resgate das vítimas.
Mortes, perdas e danos
Mais de 85% das casas tinham desmoronado, disse Zhuohuaxia, um oficial de publicidade da Prefeitura Autônoma Tibetana de Yushu.
"As ruas em Gyegu ficam repletas de pânico, feridos, muitos com o sangramento na cabeça.
Muitos estudantes estão soterrados sob os escombros devido ao colapso de construção de uma escola profissional.
Uma grande rachadura apareceu na parede do Hotel Yushu, e parte de um edifício de escritórios do governo também desmoronou.
Eu posso ver as pessoas feridas por toda parte. O maior problema agora é que não temos barracas, falta equipamento médico, medicamentos e para-médicos" disse Zhuohuaxia.
O epicentro está no Village Rima na Shanglaxiu Township, cerca de 50 km a oeste de Gyegu e cerca de 800 km de Xining, capital da província de Qinghai.
"O epicentro é uma área de pastagem e escassamente povoadas. Acho que o terremoto não causaria baixas tão pesadas como aquelas em Jiegu", Zhuohuaxia completou.
Zhu Liang, um motorista do governo municipal de Yushu, disse que viu a metade dos edifícios da Escola Profissional Yushu no chão, totalmente destruído..

Comentários

Postagens mais visitadas