ARTIGO: O café pelo mundo
O café, bebida muito popular no Brasil, é também a bebida mais consumida pelo mundo afora, então decidimos falar um pouco desse bebida tão saborosa.
Torrado e encorpado Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.
ARÁBICA - Produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, resultado de seu nome
ROBUSTA - Originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um ´sabor típico e único´. Sua acidez é mais baixa e é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas.
TIPOS DE CAFÉ
PÓ DE CAFÉ - Torrado e moído, dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso
GRÃOS DE CAFÉ TORRADO - São apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco
CAFÉ SOLÚVEL - Os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando o produto na forma de grânulos ou pó
CAFÉ AROMATIZADO - Café com adição de aroma
CAFÉ GOURMET - Trata-se de uma indicação comercial
CAFÉ ORGÂNICO - Produzido em lavouras sem o uso de agrotóxicos fertilizantes químicos
CAFÉ DESCAFEINADO - A cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes de eles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada
PREPARO
CAFÉ PERCOLADO - A água passa pelo café torrado e moído, extraindo-lhe parte das substâncias que irão compor a bebida. A preparação do café percolado pode ser a frio ou a quente sem pressão e com filtro
CAFÉ ESPRESSO - O café é percolado a quente, mas sob pressão em máquina apropriada. A máquina pode ser comercial ou doméstica
CAFÉ INSTANTÂNEO - Também chamado café solúvel, os grânulos de café preparado industrialmente são simplesmente dissolvidos diretamente em água fervente
CAPUCCINO: café-com-leite à moda italiana. Sua cor marrom-escura lembra os hábitos dos capuchinhos, de onde deriva seu nome. O leite, ou o creme de leite é derramado quente e espumante sobre o café expresso e temperado com chocolate amargo em pó e canela.
CAFÉ TURCO: também chamado de "café grego", é feito com o pó de café misturado com açúcar e fervido com água. Depois de pronto, é colocado em xícara, onde o pó assenta no fundo.
CAFÉ VIENENSE: Café preto, frio, coberto de creme chantilly, servido em copos long drink.
CAFÉ MACCHIATO: uma variação italiana, é um café expresso combinado com uma boa quantidade de leite cremoso vaporizado. É servido nas xícaras próprias para café expresso. Quando servido em caneca alta, de vidro ou porcelana, é chamado de caffe latte.
CAFÉ MOCHA: é preparado com um café expresso misturado à calda de chocolate e leite cremoso vaporizado. Geralmente servido em caneca alta.
O café hoje é uma bebida consumida no mundo interiro, mas cada país possui uma maneira diferente de consumi-lo:
- França: o produto, na maioria das vezes, é bebido juntamente com chicória.
- Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.
- África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.
- Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.
- Itália: o café expresso preto é servido em xícaras pequenas, acompanhadas de tiras de limão.
- Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.
- Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.
- Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.
- Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.
- Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".
- México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.
Chegou ao Brasil em 1723, trazido por Francisco de Mello Palheta, da Guiné Francesa para o Pará. Após chegar ao Maranhão, começou a descer, chegando ao Rio de Janeiro e, finalmente difundindo-se no Sul no século XIX.
O fruto, depois de seco, tostado e moído, torna-se base para as diversas maneiras de café que conhecemos hoje: expresso, carioca, pingado, etc.
O hábito de finalizar as refeições com um cafezinho foi criado pelos brasileiros, embora ele esteja sempre presente também pela manhã, à tarde no escritório, para esquentar o frio, acompanhar um cigarrinho ou pelo simples prazer de um café.
O fruto, depois de seco, tostado e moído, torna-se base para as diversas maneiras de café que conhecemos hoje: expresso, carioca, pingado, etc.
O hábito de finalizar as refeições com um cafezinho foi criado pelos brasileiros, embora ele esteja sempre presente também pela manhã, à tarde no escritório, para esquentar o frio, acompanhar um cigarrinho ou pelo simples prazer de um café.
www.cafedamasco.combr
Comentários