Áreas Forenses – Entomologia

A Entomologia forense trata-se da aplicação do estudo dos insectos à investigação criminal.
Esta ciência tenta determinar a data da morte, e quando for possível, a causa da morte através dos insectos que colonizam o cadáver. Por isso, geralmente são utilizados animais de grande porte, como o porco, pois trata-se de um dos mamíferos mais parecidos com o humano sob alguns aspectos, para se realizarem testes e se observar os ciclos de vida dos insectos. Em casos de assassinato, suicídio e violação, entre outros e bastante importante o ciclo de vida do artrópodes.
Nas investigações de assassínios visa-se saber quais insectos oviporam e onde os colocaram, bem como identificar a ordem (sucessão) a qual alcançam os cadáveres. Tal pode ser útil em determinar o intervalo post-mortem(cronotanatognose) e a localização do cadáver em questão – caso o cadáver tenha sido demovido.
Há muitos insectos que podem estar envolvidos na entomologia forense, mas os contemplados são maioritariamente necrófagos (que se alimentam do cadáver), predadores e os artrópodes.
Os primeiros relatos do uso da Entomologia Forense datam do século XIII, na China, porém, nos últimos 10 anos, a Entomologia Forense tornou-se mais comum.

Comentários

Postagens mais visitadas