A Maldição do centenário

A maldição do centenário. Mais um clube caiu nessa maldição, dessa vez foi o Corinthians. Mas o que acontece nos centenário dos clubes? Todos eles se planejam, investem rios de dinheiro e 100% das vezes passam por problemas ou melhor VEXAMES.
Talvez o centenário mais famoso tenha sido o do Flamengo em 1995. Teve Romário, Sávio e Edmundo no ataque. Contrataram Vanderlei Luxemburgo para técnico com toda a pompa. Uau!
Resultado: Vice Carioca, título perdido para o arqui-rival Fluminense com direito a gol de barriga do Renato Gaúcho; eliminados na semifinal da Copa do Brasil e perderam o título da Supercopa dos Campeões da Libertadores para o Independiente. E foi só.

Seguindo nessa linha o imponente Grêmio que no seu nonagésimo oitavo ano havia levantado de maneira invicta e com grande superioridade a Copa do Brasil, nos anos subsequente em 2002 e 2003 o time garantiu participação na libertadores. E com competência nas duas oportunidades chegou as finais, em 2002 caiu de maneira injusta, sendo roubado pela arbitragem na semi final contra o Olimpia e em 2003 no ano do centenário perdeu nas quartas para o independiente de medelim time de Baloy e Cia. Que mais tarde entraria no plantel gremista, na triste campanha do Brasileirão 2003, que resultou numa fuga do rebaixamento na ultima rodada.

A exceção – Dentre todos eles, o Vasco conseguiu ser Campeão Carioca e da Libertadores em 1998.
Sem dúvida, o único que escapou dessa maldição.

(Será que quis imitar o exemplo Gremista?) – Conquistou a série B em 2003. Mas não era o terrível ano do centenário… Em 2004, ano do centenário,não chegou nem nas semifinais da Taça Guanabara, nem da Taça Rio, e foi eliminado já na segunda fase da Copa do Brasil. Qual era o problema? Técnicos talvez? Então vamos de Levir Culpi, Luiz Matter, Mauro Galvão, Paulo Bonamigo… Nenhum resolveu. A maldição continuou no Brasileirão, onde só venceu depois de doze, eu disse doze rodadas, e ser salvo do rebaixamento apenas na ultima rodada. Ainda bem que os anos acabam…

Outros clubes também sofreram nessa data. É o caso do Atlético Mineiro, que ano passado teve uma passagem discreta no que tange a conquistas, até porque o Atlético a tempos não tem estrutura para ganhar nenhum titulo.

O Internacional, talvez esse seja o time que mais tenha se preparado para o centenário, investiu em midia, plantel, ligação com a torcida, porém, falhou miseravelmente no brasileirão 2008 e acabou em seu centenário fora da libertadores. Seus dirigentes inteligentes e de marketing rápido logo lançaram a campanha: "ganhar tudo no centenário". Afinal, contra adversário mais fracos na Copa Brasil sem os times da libertadores, e em uma recopa contra a LDU, ficaria claro que o único desafio do ano seria o brasileirão, e este tendo como caracteristica 10 rodadas sem os times da libertadores que nessa fase sempre usam time misto.
Porém, a face negra da maldição centenária apareceu e o Inter perdeu 2 dos 3 titulos de relevência que disputa, e agora só lhe resta o desafio do brasileiro para salvar o centenário.
Felizmente, nem tudo é desgraça. E este ano teremos a festa dos 100 anos do maior clássico do Brasil o "Grenal", como alude a imagem desse post, elaborada pela torcida do Grêmio lembrando os rivais do primeiro grenal, que os Tricolores ganharam com facilidade de 10x0.

(sem comentários) –2009 - Terceiro no Campeonato paranaense, eliminado da Sul- Americana e da Copa do Brasil e para fechar melancolicamente… Rebaixado do Brasileirão. No ultimo jogo teve um quebra pau no estádio envolvendo torcedores e a polícia… Um ano para ser esquecido da história do Coxa.
Comentários