OFICIAL - KLÉBER É DO PORTO, COM "T"

Agora é oficial: o atacante Kléber trocará o Cruzeiro pelo Porto, de Portugal. Nesta sexta-feira pela manhã, a diretoria da Raposa se entendeu com os dirigentes do clube português para efetuar o negócio por cerca de 5,5 milhões de euros (R$ 15,6 milhões). A novidade é que o Cruzeiro vai receber, além da alta quantia financeira, o atacante argentino Ernesto Farías, desejo do presidente Zezé Perrela desde quando a negociação com os portugueses começou, em julho do ano passado. Inclusive, o clube português, por meio de seu site oficial, já divulgou o acerto.
Giuseppe Dioguardi, agente do Gladiador, está em Belo Horizonte com representantes do Porto para fechar, enfim, a transferência. Ele deve viajar com Kléber nesta sexta-feira à noite para Portugal, para oficializar a contratação até a próxima segunda-feira, quando chegará ao fim a janela de transferências para a Europa. Já o atacante Ernesto Farías deve desembarcar na próxima semana em Belo Horizonte. Ele vai assinar por quatro anos com o clube mineiro. Antes de ser contratado pelo Porto, em 2007, Farías defendeu o River Plate, da Argentina.
A ida de Kléber para o Porto frustra o sonho dos palmeirenses de ver o jogador outra vez com a camisa do Verdão. O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, esperava o fracasso do negócio com os portugueses para reatar as conversas com a diretoria do Cruzeiro na próxima semana. Belluzzo estava disposto a oferecer uma alta quantia, fora dos padrões nacionais, para comprar 50% da multa rescisória do Gladiador.
A proposta do Porto, no entanto, balançou a diretoria cruzeirense, que, em menos de um ano, recuperou todo o investimento feito no atleta. Os portugueses aumentaram na última semana os valores que já haviam oferecido a Kléber na janela de transferências de julho, o que seduziu o atleta, em busca da sua independência financeira. A grande atração dos portugueses é a presença do Gladiador e do brasileiro Hulk no ataque.
Kléber tem a estreia programada, se nenhum problema acontecer, para a partida do Porto contra o Arsenal, pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, no dia 17 de fevereiro, em Portugal.
Comentários