Russos reagem ao atentado


MOSCOU - Os russos reagiram com indignação, raiva e resignação aos ataques terroristas no metrô de Moscou nesta segunda-feira. Aqui está uma amostra de opinião do blogue em língua russa do The New York Times, assim como outros blogs de língua russa em livejournal.com, traduzido pela Secretaria de Moscou para The Times.
Vishurshen disse:
Estes foram os extremistas do Cáucaso, eles são fanáticos. Eles vão continuar soprando para cima, fazendo reféns, matando pessoas, até que sejam liquidadas. Eles ainda estão esperando para construir o seu califado ou emirado pôr em sujeição a eliminar todos os não-muçulmanos.
Eu mal posso julgar o profissionalismo de nossas estruturas de poder, eu não sou perito. De acordo com seus próprios relatórios, eles constantemente previnem ataques terroristas. Se é verdade a intenção de evitar atos terroristas como os que vem sendo cometidos, o trabalho pode ser considerado satisfatório. Mas o fato de que esses atos de terrorismo acontecem regularmente e o número de militantes na região do Cáucaso permanece o mesmo - apesar dos relatos das nossas estruturas militares de eliminação de militantes aqui e ali, de vez em quando - ele tem que reconhecer que esta é uma prova que eles funcionam muito mal.
Vanso opinou de outra forma:
Como é horrível quando você ouve uma explosão atrás de suas costas. Eu estava no Parque Kultury no momento da explosão. Graças a Deus, consegui entrar no túnel entre as estações de passagem que não foram afetadas. Havia muita fumaça e eu não conseguia descobrir o que estava acontecendo. Muitas pessoas estavam deitadas no sangue. Um horror.
Por volta das 8 horas, desci na estação Universitet para ir para até a estação Kurskaya. Eu estava de pé e, como de costume, estava lendo um livro. Após a estação Sportivnaya, o trem começou a parar no túnel, o condutor disse que foi uma parada técnica e que iríamos continuar após uma breve parada. Naquele momento eu não sabia nada sobre a explosão na Lubyanka.
Chegamos ao Parque Kultury e se ouviu o anúncio de que o trem não estava seguindo mais a viagem e todos foram convidados a deixar seus carros. Eu saí, sem entender nada e aí foi anunciado sobre a explosão na Lubyanka. Horrível.
Fui para o túnel de passagem para mudar de linha. Uma sirene foi soprando por algum motivo, no túnel de transferência e parecia que a escada não estava funcionando. Assim que cheguei ouvi uma explosão em Blasted, logo atrás de mim.
Foi assustador, mas não percebi nenhum pânico em torno de mim. Todo mundo continuou a andar calmamente até, pelo mesmo as pessoas ao meu redor. O pânico foi lá em cima, os trabalhadores do metrô, policiais, as pessoas estavam correndo de um lado para o outro. Eu fui para a rua e nesse momento, apenas um carro de ambulância chegou. Alguns daqueles que foram feridos sairam por conta própria, alguns foram caregados por outras pessoas. Poucos minutos depois da entrada do salão, o ambiente se encheu de policiais, paramédicos e bombeiros.
Fiquei ali por um tempo,uma vez que não fui afetado - apenas alguns zumbidos no meu ouvido - depois voltei lentamente para casa.
Sostavitel descreveu assim:
Lamentavelmente o atentado sobrecarregou os sistemas de comunicação em Moscou, mais uma vez se provou a  vulnerabilidade da segurança do transporte russo. Autoridades de Moscou devem pensar novamente em como lidar com eles. "Eles" como um todo, os serviços especiais funcionam bem: sem dúvida, mais atos terroristas precisam ser impedidos de serem cometidos. No entanto, devido a razões compreensíveis, eu gostaria que eles pudessem trabalhar melhor.
Lepestriny escreveu:
Este é o mistério - não há nenhum motivo lógico para esses ataques (ou seja, dirigida contra as autoridades centrais) sobre a parte dos "terroristas tradicionais. No Cáucaso, uma inter-clã e um sistema de disputa religiosa foram formadas. Os neo-nazistas mudaram suas músicas após a detenção de suspeitos do assassinato do advogado Markelov e as convicções de ataques contra imigrantes, e assim por diante. Assim, não há nenhuma razão para que os fanáticos religiosos  realizem um terrorismo indiscriminado. Por isso, é realmente difícil de adivinhar quem poderia organizar este ato de criminoso. Quanto ao profissionalismo do trabalho contra-terrorismo, ele pode ser julgado pela ausência ou pela prevenção de atos terroristas, e não pela "intensificação das medidas de segurança."




fonte:  The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas