Justiça pode melar edição de Abril do Enem


Ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que decisão judicial dificulta aplicação do Enem 2012 em abril
Foto: ABr / Elza Fiuza

O  ministro da Educação, Fernando Haddad, admitiu que a edição de abril do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano pode melar. Numa entrevista logo após participar do programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, o ministro alegou que o fato da justiça obrigar o Inep deixar disponiveis as correções das redações do Enem de 2011 pode melas a realização de duas provas esse ano.

- Não podemos colocar a máquina em fadiga. Há uma questão tecnológica a ser resolvida. É um problema novo que foi colocado e que não é tão simples assim - disse. - Por enquanto, teremos um por ano até que tenhamos fôlego para atender às exigências. A questão está sendo discutida e pode não haver [o exame] em abril - afirmou ele.

Na semana passada Haddad havia declarado que existia essa possibilidade, mesmo com o edital já lançado.


- Não é só querer. Tem de se preparar tecnologicamente para o pleito e o Inep não se preparou tecnologicamente para dar vista às provas de 4 milhões de pessoas - alegou. - Vestibulares têm 30, 40 anos não estão preparados, por que o Enem, que tem três anos, estaria? É preciso um pouco de compreensão.

Todo esse perrengue é porque na terça-feira a Justiça Federal no Ceará, (que não tem o que fazer, pelo menos ao meu ver, já que até então haveria outra edição em abril) determinou que o Inep ofereça a todos os participantes do Enem de 2011 a cópia das correções da prova de redação. Essa decisão um tanto quanto irresponsável, pode atrapalhar os planos de estudantes que não conseguirem entrar na universidade pelo SISU ou PROUNI nesse primeiro semestre, onde só poderão pensar no assunto ano que vem.

Logo agora que a Luiza voltou do Canadá, poderemos não ter uma edição do Enem em abril?



FONTE: O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas