O Astro, mais que uma novela, um vício

Não sou crítico de TV e nem pretendo ser, mas a Globo acertou após anos de fracasso numa produção realmente boa, daquelas que vale a pena assistir. Dentro desse horário das 23hs me lembro apenas de "Presença de Anita" de Manoel Carlos em 2001 que alcançou audiência média de 30 pontos.

As obras de Janete Clair são irretocáveis e alguns remakes não tiveram tanto sucesso como "Selva de Pedra"  reescrita por Regina Braga e Eloy Araújo em 1986, embora tenha alcançado média de 60 pontos numa meta de 50. "Pecado Capital" de Glória Perez conseguiu 28 pontos de média numa meta de 30 e foi considerada regular. A fidelidade do texto quanto ao original de Janete ou talvez a liberdade de uma adaptação mais livre fizeram desses remakes um sucesso ou um fracasso.

Porém "O Astro"de 2011, escrita por Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira nada deixa a desejar a O Astro de 1978 de Janete Clair. Seja pela ousadia das cenas mais calientes ou pelos diálogos mais coloquiais, a novela ganhou admiradores e telespectadores cativos, como eu que acompanho desde o primeiro capítulo. Muito embora fosse recém nascido durante a primeira versão procurei assistir, tomar conhecimento e comparar as duas. Genial!

O elenco é destaque, como Felipe Fragoso, Aline Moraes na pele de Lili, o hilário Natal, Rodrigo Lombardi e como não lembrar de Daniel Filho e seu quê de Nelson Rodrigues em seu Salomão Hayalla.

Porém nem tudo é flores. Na sequencia da morte de Salomão Hayalla, o plágio foi DUPLO! Segundo a direção a cena teve como referência o filme Watchmen como está no vídeo abaixo mas e o segundo plágio?



O segundo plágio é no meu ver muito pior, pois em "Labirinto" de Gilberto Braga em 1998, o empresário Otacilio Martins Fraga é assassinado pelo próprio filho durante uma festa de ano novo em sua mansão após descobrir um roubo do filho e humilhá-lo. Na cena, Otacilio também cai da sacada, mas baleado. Até o investigador é o mesmo, Daniel Dantas, que viveu o Urbano e hoje é o Eustáquio.



Gafes perdoáveis e que não tirarão o brilho e o sucesso de uma produção de ponta que vem mostrando aos outros autores da casa como se faz novela.

Por Robson Augusto.

Comentários

Postagens mais visitadas